Já conhecemos o local que sediará a próxima Jornada Mundial da Juventude: Seul, na Coreia do Sul. O anúncio foi realizado hoje, ao final da Missa de Envio, presidida pelo Papa Francisco e concelebrará por milhares de sacerdotes.
Em 2022, o Arcebispo de Seul, Dom Peter Chung Soon-taick, revelou em entrevista que o país asiático está enfrentando um grande desafio em relação ao número de jovens, que está diminuindo. De acordo com estatísticas oficiais, a nação apresenta a taxa de natalidade mais baixa do mundo, com apenas 0,8 filho por casal. Por causa disso, o número de jovens nas igrejas também diminuiu.
A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Seul, Coreia do Sul, em 2027 ©JMJ Lisboa 2023
Assim, a JMJ “pode se tornar uma excelente oportunidade para reunir os jovens em torno de um projeto que os faz protagonistas. Daria início a um processo e, uma vez concluído, seria bom compartilhar com todos o que temos experimentado. Seria uma oportunidade missionária para compartilhar os valores do Evangelho em nossa sociedade”, concluiu.
Mesmo assim, o número de católicos na Coreia do Sul teve um aumento de 50% nos últimos vinte anos. Neste período de tempo, a porcentagem de católicos do país passou de 8,3% a 11,1%, chegando a mais de 6 millhões de católicos.
Fato a se observar é a peculiaridade do início da fé católica: sua implantação e divulgação foram desenvolvidas na Coreia por iniciativa do povo, pessoas simples, e não por sacerdotes ou missionários. Os estudiosos, ao entrar em contato com os livros religiosos do Ocidente, entenderam e aceitaram o catolicismo como religião, não como estudo ou literatura, percebendo que os sacramentos somente poderiam ser ministrados por sacerdotes. Assim, a comunidade católica começou a atravessar as fronteiras com a China para trazer sacerdotes à Coreia, mesmo correndo perigo de morte.
De Lisboa a Seul, a juventude do Papa ©JMJ Lisboa 2023
Que a Jornada Mundial da Juventude na Coreia seja um evento de graça e esperança para os jovens asiáticos e de todo o mundo.
Antes do anúncio da sede da próxima JMJ, Francisco deixou ainda um convite aos jovens de todo o mundo para participarem no Jubileu dos Jovens, que terá lugar em Roma, em 2025: “Espero-vos, em 2025, para celebrarmos juntos o Jubileu dos Jovens”.